Social Icons

^^

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Como excluir arquivos definitivamente do HD sem deixar rastros


Hard Drive Eraser é um software gratuito com uma única finalidade: apagar os arquivos de um disco rígido de forma que seja praticamente impossível recuperá-los. Com tantos softwares de recuperação por aí, não custa nada (literalmente) se prevenir, não é mesmo?
Para cumprir essa promessa, o programa dispõe de algorítimos avançados de formatação, que o permitem sobrescrever ou reordenar de forma aleatória a estrutura do disco rígido, inclusive nos espaços atualmente “vazios”. Ao todo, são quatro métodos.
O primeiro, o "Write Zeros" é mais simples e rápido, mas ainda assim eficiente. Consiste em “escrever” zeros binários onde há informação. Depois vem o DOD 5220-22.M, um pouco mais complexo que o método anterior, sobrescreve três vezes os dados do disco, substituindo-os por informações aleatórias. É o método que possui melhor relação resultado/tempo.
A terceira opção é o US Army, que também sobrescreve três vezes os dados, utilizando algorítimos de acordo com as especificações do Exército dos Estados Unidos da América. Por fim, há ainda o método Peter Guttman, que sobreescreve 35 vezes os dados, esse é o método mais lento (pode levar várias horas, dependendo do conteúdo), e considerado muitas vezes exagerado.
A importância de utilizar programas como o Hard Drive Eraser deve-se ao fato de que, mesmo após esvaziar a lixeira ou formatar um HD, ainda é possível recuperar os arquivos nele contidos. Isso ocorre pois, na exclusão convencional, apenas a imagem que “aponta” o arquivo original é removida,  mas seu conteúdo continua armazenado internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página