Social Icons

^^

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O que é a MFT e como configurar o seu tamanho?

A MFT (Master Table File) apareceu quando o Windows começou a usar um tipo de partição que prometia ser invulnerável à fragmentação, a NTFS. É uma tabela que contém o índice de todos os endereçamentos físicos dos arquivos contidos no disco. Tal tabela é a interface entre a parte lógica e a física. Resumindo: quando um arquivo é solicitado ao sistema operacional, ele precisa encontrar o seu local exato no disco. Caso não existisse uma tabela de índice, a cada solicitação o sistema deveria varrer o disco para descobrir a localização de cada arquivo. Se a coisa fosse feita assim, os tempos atuais de milissegundos para subiriam para horas, talvez dias, num “revival” de volta ao tempo das carroças.

O problema:
De acordo com o programa Diskeeper 2008, o meu HD está utilizando 98% do espaço destinado ao MFT Com o Windows XP é fácil aumentar o tamanho do MFT através da barra “Frag Shield”, porém no Windows Vista, o controle esta desabilitado.

Ou o Vista ou o Diskeeper mudaram. Parece que o Diskeeper mudou. O Windows aloca inicialmente cerca de 12% do drive como zona de MFT, para permitir o crescimento posterior. Na medida em que o número de arquivos aumenta, a tabela de MFT também aumenta, podendo se expandir além da zona inicialmente alocada. Contudo, a nova alocação de espaço físico pode não ser contígua, seguindo o padrão da zona originalmente alocada, levando à fragmentação da tabela de MFT. Quando isto acontece, a velocidade geral de acesso é rebaixada, porque o sistema perde mais tempo procurando os endereçamentos físicos.

Quem pode mudar a configuração da MFT além do Windows?
O Diskeeper é o único aplicativo que mexe diretamente no tamanho da MFT, para torná-la contígua e prevenir a sua fragmentação. Não há como configurar manualmente o valor. O Diskeeper que disponibilizara este recurso até a versão 2007, agora não permite mais que o usuário intervenha na escolha da alocação da MFT, apesar de continuar dando o aviso de MFT pequena na sua análise do disco.

A solução fora do alcance do usuário:
Portanto, para os usuários que como eu, estão pilotando recentemente o Vista, não há muita coisa a fazer para aumentar o tamanho dos registros destinados à MFT. Mesmo uma desfragmentação programada no Boot não resolveu o problema. Agora só resta esperar que o próprio Vista se dê conta de que o espaço dos registros da tabela está em 98% e mude para um valor mais confortável.

A moral da história é muito simples, enquanto não houver a mudança no tamanho da MFT, o HD se fragmenta rapidamente com o usu. Então o usuário tem que fazer checagens mais seguidas para evitar que a velocidade do seu sistema vá para o chinelo. O diabo é quando acontece isto com o HD de sistema (eu tenho dois HDs), aí a atenção tem que ser redobrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página