Social Icons

^^

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O pior pesadelo da informática: eu não fiz Backup.

Adentrar na Era Digital significa entrar na idade do horror da perda total de dados. Hoje, com uma simples escorregadela da cabeça de leitura na superfície magnética do Disco Rígido (HD), a sua vida fica nas mãos do militar mais sanguinolento da história da informática: o General Failure*, o devorador de HDs.


Atualmente, a documentação da vida das pessoas está armazenada digitalmente, documentos, trabalhos, produções artísticas, vídeos, fotos, músicas, registros de família, etc. Você nada percebe até que descobre tarde demais a efemeridade da sua existência digital.

Depois que eu formatei acidentalmente um HD com todo o meu material multimídia dentro, textos, arquivos do blog, etc., comecei a me preocupar com o assunto, pois só em casa arrombada colocam tramela de ferro.

Contudo, a maioria das pessoas descobre tarde demais a gravidade de assunto e por vezes, além da vida digital estar por um fio, pode terminar perdendo o emprego se a comida de mosca se deu em ambiente corporativo.

Desempregado: ele esqueceu de fazer o Backup corporativo.

Dicas para fugir do General Failure.

- Não use mídias óticas, por ser um processo lento e pouco confiável, nem use aplicativos de Backup que transformam a sua massa de dados num arquivo único que exige restaurações futuras. Muita gente está tentando até hoje restaurar os seus dados perdidos;

- não simpatizo com os serviços de Backup Online. Quando minha esposa comprou o seu notebook Dell, veio como brinde um ano grátis num desses servidores. Depois de alguns dias ela se obrigou a se descadastrar do serviço porque o computador emperrava constantemete. Assim, enquanto não tivermos conexões à moda japonesa, não é aqui que isso vai funcionar;

- a minha solução pessoal foi comprar um Disco Rígido de 700 Mb especificamente para fazer o Backup dos nossos computadores domésticos. Para tanto, uso o programinha gratuito SyncBack versão 3.2.19.0 em português que executa a sincronização dos dados.

- para me prevenir contra possíveis desastres tais como roubo incêndio, tão logo realizo a cópia, levo o HD para a casa da minha sogra, onde fica guardado em lugar seguro;

- o ideal seria fazer um Backup por semana, mas como nem toda a teoria é aplicável na prática, faço respeitando um intervalo máximo de 15 dias.

*General Failure reading drive C: Abort, Ignore, Retry, Fail? – quando você tem o desprivilegio de contemplar esta mensagem estampada no seu monitor emoldurada por uma tela negra, se você não tiver Backup, reze para que seja apenas um vírus que tenha levado o seu Sistema Operacional para o espaço. Do contrário, foi o seu HD que se despediu do mundo dos vivos.

Mesmo assim, nem tudo está perdido, pois várias empresas oferecem serviços de recuperação de dados de HDs pifados na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página