Social Icons

^^

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como fazer funcionar o emule com ID alta?

O que é que vantagens tem o Emule?
É um sistema de compartilhamento de arquivos que utiliza a técnica P2P (peer to peer - ponto a ponto) para conectar as máquinas entre si. Isto quer dizer que cada computador, uma vez ligado à rede, se torna cliente e servidor ao mesmo tempo. Quer dizer também que não há lugar para os egoístas que só querem baixar e nunca disponibilizar arquivos. Apesar de exitir outras redes de compartilhamento, o Emule é procurado por causa das raridades. Por exemplo: onde mais você encontraria toda a coleção dos filmes do diretor russo Andrei Tarkovisky, sendo a maioria no formato DVD original? Onde encontrar a paixão segundo São Mateus regida por Eugene Jochum na década de 60? Onde encontrar o filme “Montanhas Azuis” do diretor russo Eldar Shengelaya, ou o filme finlandês Kauas Pilvet Karkaavat (Drifting Clouds-1996) do diretor Aki Kaurismaki? A resposta é claro, só na boa e velha mulinha.

Qual é o melhor programa emule?
Há o programa oficial do emule encontrável no Site Oficial e os mods do emule espalhados pela Internet. Mods são versões modificadas por terceiros, já que o programa original é open source (código aberto), portanto qualquer um pode fazer as modificações que quiser. Tenho usado uma versão brasileirinha chamada Dreamule que tem ofuscamento de IP e outras facilidades, assim como todos os menus no bom e velho português. Não existe O melhor emule, existe aquele que mais vai te agradar.

Como conectar nos servidores emule?
A mulinha tem a opção de conexão com duas redes diferentes: a rede de servidores Donkey e a Kademlia. O programa só permite UMA conexão a um Donkey server de cada vez. O usuário novato não entende isto e quer se conectar a vários ao mesmo tempo, mas não funciona assim. Os servidores NÃO tem os arquivos, eles servem apenas para o compartilhamento de fontes. Que são fontes? São os milhares de computadores ligados através daquele servidor. Isto significa que ao se conectar, você passa ao servidor a lista dos seus arquivos compartilhados e o servidor lhe transmite a lista dos computadores que contém os arquivos que você quer.

A rede Kademlia funciona de maneira diferente, não há servidores intermediando os computadores, nela cada nó da rede se comunica com os outros para a troca de fontes.

Os Donkey servers merecem atenção dos usuários porque vários deles são “Fakes”, falsos servidores criados pelos órgãos de proteção aos direitos autorais que ferram principalmente os usuários que estão em busca dos últimos lançamentos. Os arquivos baixados deles são vazios, ou contém lixo.

Como se conectar ao Emule com ID alta?
Esta é a maior preocupação do novato porque tem a ver com a maneira como seu computador se conecta à internet. Para o Emule funcionar em ID alta, é necessário que você consiga visualizar as fontes dos arquivos que você quer e, simultaneamente, que os outros usuários consigam ter acesso aos arquivos que você dispõe. Quando o seu computador está protegido contra o acesso de outros computadores, você ganha ID baixa, ou seja você só acessa na rede os computadores que tiverem ID alta, perdendo as fontes de todos aqueles que operam em ID baixa.

Para conectar com ID alta é necessário liberar no seu modem as portas que o emule usa para fazer o acesso do tipo TCP e UDP. Você tem que liberar os endereços das portas, que estão assinaladas na configuração de conexão do emule, tanto no Firewall, como no modem.
Para liberar as portas no modem, você vai não pode ter seu computador trabalhando com IP dinâmico. Você tem que mudá-lo para IP fixo para poder configurar o “Port Forwarding” do seu modem ADSL, liberando as portas TCP e UDP para o endereço de IP fixo que você estipulou para o seu computador. O endereço do computador vai depender da faixa de endereços que opera o se roteador. Por exemplo, se o roteador estiver configurado para a faixa 10.1.1.1, então os seus computadores ligados na rede interna poderão ter endereços a partir de 10.1.1.2 em diante.

Lembre-se que você vai liberar no modem apenas o endereço do computador que acessa o emule, os outros computadores da rede vão continuar blindados pelo Firewall do modem contra a maioria das tentativas de acessos externos via TCP e UDP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página