Social Icons

^^

domingo, 15 de maio de 2011

Linux forense em Português – Brasil


O FDTK – UbuntuBr é uma distribuição Linux baseada em Ubuntu (obviamente), voltada para pericia forense computacional, que conta com suporte a língua portuguesa do Brasil, tanto no próprio sistema operacional quanto na página de ajuda de algumas ferramentas, o que ajuda e muito os usuários leigos a entenderem para que serve e como se usa uma determinada ferramenta.

Veja abaixo a tela das opções de boot e o desktop do FDTK-UbuntuBr:

Obs: Para aumentar as imagens, clique sobre as mesmas.

Como qualquer distribuição Linux voltada para pericia forense computacional que se preze, o FDTK também possui uma grande variedade de ferramentas forense, que podem atender o perito em todos os passos de uma analise forense, desde a criação da imagem de disco e coleta de dados, até a criação dos relatórios da pericia.

Uma ferramenta que esta presente no FDTK, que vale ser lembrada é a ophcrack, que é capaz de revelar a senha de sistemas Windows.

Veja abaixo algumas das ferramentas do FDTK:

Nesse ponto é importante lembrar que grande parte dessas ferramentas, também podem ser usadas por hackers e crackers para analise, segurança ou até mesmo invasão de um sistema.

Como foi dito no inicio deste post, talvez a principal vantagem do FDTK é que no caso das ferramentas que são executadas diretamente do terminal, depois de abrir o terminal o FDTK abre algumas janelas de auxilio em português, informando opções de comando e descrições da ferramenta e das opções, dessa forma até mesmo um usuário leigo poderá entender como a ferramenta funciona e como ele pode usa-la. No exemplo abaixo eu abri a ferramenta md5sum que checa e lê MD5.

Se você digitar o nome do comando mais opção de ajuda (md5sum –help), as informações de ajuda que irão aparecer também estarão em português.

O FDTK-UbuntuBr é gratuito e pode ser baixado no site dos desenvolvedores, a versão mais recente e estável é a 3.0, para baixa-la clique em “Formulário de Download“, preencha o formulário e avance, o download começara em segui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página