Social Icons

^^

domingo, 15 de maio de 2011

Introdução - O quê, porquê, para quem, etc...

Porquê que estou a escrever isto?

A razão porque estou a fazer este tutorial, é porque não me parece existir muita informação para pessoas que estejam mesmo a começar querer programar. Embora a internet encorage o interrese pelos computadores e esse interesse naturalmente leve a que as pessoas queiram tomar o controlo das coisas, por outras palavras as pessoas irão querer aprender a programar.


O que iremos cobrir?

o tanto quanto podermos. Irei cobrir o basico de das teorias de programção computacional o que é programção computacional, alguma da sua história e as suas técnicas basicas para resolver alguns problemas. Eu não estarei a ensinar técnicas esotericas ou detalhes particulares de linguagens de programação., Por acaso irei utilizar várias e diferentes linguagen, porque acredito é importante mostrar como várias linguagens fazem várias coisas de maneiras diferentes, mas todas bem. Dito isto, também devo dizer que a maioria do curso será feito numa linguagem chamada Python.

Quem deve ler isto?

deixem-me por isto de uma maneira deiferente. O que é que eu espero que o leitor saiba de antemão?

Espero que o leitor deste tutorial seja um utlizador expriente utlizador de computadores provavelmente em Windows, DOS ou Unix, mas se vem de outros sistemas, não deverá ter grandes problemas. Eu também espero que tenha presente conceitos básicos da matemática tais como coordenadas geométricas, sets, e o basico da algébra. Tudo isto é muito importante na progrmação de hoje em dia, aliás muitos conceitos da progrmação esta baseada nestas ideias.

Eu certamente não irei cobrir assuntos tais como: Como criar ou copiar um ficheiro de texto,como instalar um software ou como sitema de organização de ficheiros de um computador ou de uma plataforma em especifico. Honestamente falando, se ainda precisa de saber todas essas coisas, então ainda não esta num nível onde possa dizer que esta pronto para programar, por muita vontade que tenhas em fazer tal. Procura um tutorial sobre computadores em primeiro, depois se te sentires confiante para tal, então faz-nos uma outra visita.

Porquê Python?

Acontece qeu Python é uma bela linguagem para aprender. A sintaxe é simples e tem algumas particularidades qeu o tornam numa linguagem muito poderosa. Suporta muitos estilos de programação, desde as coisas mais simples aos mais elaborados projectos programação orientada a objectos. Corre em várias plataformas - Unix/Linux, Ms Windows, Macintosh etc. Tanbém tem uma comunidade muito amigavél e disposta a ajudar. Tudo isto junto faz com que seja uma linguagem ideal para um principiante.

Contudo Python não é só uma linguagem para principiantes. A medida que a tua expriência vai aumentado como utlizador do python, não só para obter um resultado final, ou como prototipo. Existem muito poucas coisas que o Python não pode fazer.

Irei também utlizar o BASIC para algumas exemplos iniciais e depois introduzir o Tcl como alternativa. Porque? Bem se pensarmos que a maioria dos surfistas Web também são principiantes usando Pc's com o Microsoft Windows instalado, aonde já existe uma versão do BASIC (QBASIC) no CD rom (o mesmo se aplica ao NT ou ao Win 95/98). Tcl vem com a versão corrente do Python (ou seja compras duas linguagens pelo preço de uma - o que neste caso é, nada, visto que o Python é de graça).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página