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sábado, 30 de abril de 2011

[TUTORIAL]Code Injection

1) O que é Code Injetion??

Code injection é o ato de introduzir rotinas a um processo remoto, de modo a mudar o sua funcionabilidade. No caso, nós simplesmente iremos introduzir uma rotina e fazer o processo remoto executá-la, sem interferir em sua funcionabilidade.


2) Entendendo a lógica

Bom, para os que não estão muito familiarizados com manipulação de memória eu sugiro que estudem um pouco mais antes de tentar entender completamente o conceito de Code Injection. Bom, como estaremos mexendo com a memória de outro processo, quando formos usar algum parametro que está em NOSSO programa, não podemos simplesmente tentar chamá-lo de um processo para outro. Então nós escreveremos na memória do target (tratarei o processo remoto como "target" por questão de conveniência ao escrever) tudo que ele for usar que está em nosso processo.

A rotina que injetaremos no target deve estar numa DLL e sendo exportada.

Outro fator importante são os privilégios necessários para o nosso programa executar essa ação. Se tentarmos fazer isso com privilégios normais, é provável que, em algum momento do código, haja problemas de permissão. Para evitar quaisquer eventuais problemas, definiremos o privilégio como o de debug.

Depois de executada a rotina, não temos mais porque deixar os parametros utilizados na execução da mesma no target, isso só iria ocupar espaço, então nós liberaremos toda a memória escrita no processo remoto.


3) O código

Bom, antes de mais nada, vamos criar a estrutura que armazenará os parametros utilizados na execução da rotina. Mas que parametros são esses afinal??

Esses parametros devem incluir as funções LoadLibraryA (para carregar a DLL na memória) e GetProcAddress (para saber o endereço de memória da nossa rotina quando for injetada no target). Além dessas funções, também devemos por nessa estrutura os parametros de cada uma: o nome da DLL e o nome da rotina. Tendo isso em mente, definam a estrutura do seguinte modo:

Código:
type
  TInjectParams = record
    LoadLibrary: function (lpLibFileName: PAnsiChar): Cardinal; stdcall;
    LibName: PAnsiChar;
    GetProcAddress: function (hModule: Cardinal; lpProcName: PAnsiChar): Pointer; stdcall;
    ProcName: PAnsiChar;
  end;
  PInjectParams = ^TInjectParams;





Agora, como na função final do Code Injection o usuário irá apenas especificar o nome do processo, da dll e da rotina a ser injetada, precisaremos de uma função que pega o Handle do processo a partir do nome dele. Para isso adicionem "tlhelp32" no uses e utilizem o seguinte método:

Código:
function GetProcess(proc: string): Cardinal;
var
Snap: THandle;
pe: TProcessEntry32;
begin
Snap:=CreateToolhelp32Snapshot(TH32CS_SNAPPROCESS,0);
if Snap = 0 then Exit;
if Process32First(Snap,pe) then
  begin
  repeat
    if proc = pe.szExeFile then
      begin
      Result:=pe.th32ProcessID;
      break;
      end;
  until not Process32Next(Snap,pe)
  end
end;





Como dito acima, será necessário escrever na memória do target os parametros e a rotina em si. Para isso vamos criar duas funções, uma para escrever os parametros (WriteString) e uma para escrever a rotina (WriteData). Notem que elas são funções e não procedimentos pois precisamos do endereço de memória onde esses dados foram escritos para chamá-los a partir do target.

Código:
function WriteString(Process: Cardinal; s: string): Pointer;
var
bytes: Cardinal;
begin
Result:=VirtualAllocEx(Process, nil, length(s) + 1, MEM_COMMIT or MEM_RESERVE, PAGE_EXECUTE_READWRITE);
WriteProcessMemory(Process, Result , pchar(s), length(s) + 1, bytes);
end;





Código:
function WriteData(Process, dwSize: Cardinal; RemoteData: pointer): pointer;
var
bytes: Cardinal;
begin
Result:=VirtualAllocEx(Process, nil, dwSize, MEM_COMMIT or MEM_RESERVE, PAGE_EXECUTE_READWRITE);
WriteProcessMemory(Process, Result, RemoteData, dwSize, bytes);
end;



Agora precisaremos de uma rotina para executar a rotina injetada no target. Vamos chamá-la de RemoteFunction. Essa rotina precisará dos parametros injetados no target para executar a rotina desejada e, como os parametros já estarão definidos na memória, utilizaremos PInjectParams para pegar os valores.

Código:
procedure RemoteFunction(Parametros: PInjectParams); stdcall;
var
proc: procedure; stdcall;
begin
proc:=Parametros^.GetProcAddress(Parametros^.LoadLibrary(Parametros^.LibName),Parametros^.ProcName);
proc;
end;




Agora precisaremos de um método para saber o tamanho dessa rotina descrita acima, pois na hora de escrevê-la no target é necessário por o tamanho. Para isso faremos outro método logo abaixo desse, e depois é só pegar o endereço dele e subtrair do endereço da rotina "RemoteFunction".

Código:
procedure RemoteFunctionEnd; stdcall;
begin;
end;

Como já disse anteriormente, é necessário mudar o privilégio para evitar eventuais problemas. Utilizem o seguinte método:

Código:
procedure ChangePrivilege(szPrivilege: PChar; fEnable: Boolean);
var
  NewState: TTokenPrivileges;
  luid: TLargeInteger;
  hToken: THandle;
  ReturnLength: DWord;
begin
  OpenProcessToken(GetCurrentProcess(), TOKEN_ADJUST_PRIVILEGES, hToken);
  LookupPrivilegeValue(nil, szPrivilege, luid);

  NewState.PrivilegeCount := 1;
  NewState.Privileges[0].Luid := luid;
  if (fEnable) then
    NewState.Privileges[0].Attributes := SE_PRIVILEGE_ENABLED
  else
    NewState.Privileges[0].Attributes := 0;

  AdjustTokenPrivileges(hToken, False, NewState, SizeOf(NewState), nil, ReturnLength);
  CloseHandle(hToken);
end;














Pronto, agora só falta montar a função final, mas depois de tudo isso, para quem realmente entendeu a lógica fica fácil. Não vou comentar parte por parte dela no post, pois o código já está comentado.

Código:
procedure Inject(process, dll, code: string);
var
PID, hProcess, ThreadId, ThreadHandle: Cardinal;
RemoteData,RemoteFunc,LibFileName,ProcName: pointer;
Parametros: TInjectParams;
begin
{Pega o Handle do processo}
PID:=GetProcess(Process);

{Seta o privilégio de debug}
ChangePrivilege('SeDebugPrivilege', True);

{Abre o processo}
hProcess := OpenProcess(PROCESS_ALL_ACCESS, False, PID);

{Define os parâmetros que serão usados para executar a procedure}
LibFileName:=WriteString(hProcess, dll);
ProcName:=WriteString(hProcess, code);
Parametros.LoadLibrary:=GetProcAddress(GetModuleHandle('kernel32'), 'LoadLibraryA');
Parametros.LibName:=LibFileName;
Parametros.GetProcAddress:=GetProcAddress(GetModuleHandle('kernel32'), 'GetProcAddress');
Parametros.ProcName:=ProcName;

{Abre um novo espaço de memória para guardar os parâmetros}
RemoteData:=WriteData(hProcess, sizeof(Parametros), @Parametros);

{Abre um novo espaço de memória para guardar a procedure}
RemoteFunc:=WriteData(hProcess, integer(@RemoteFunctionEnd) - integer(@RemoteFunction), @RemoteFunction);

{Cria a thread que executará a procedure}
ThreadHandle:=CreateRemoteThread(hProcess, nil, 0, RemoteFunc, RemoteData, 0, ThreadId);
WaitForSingleObject(ThreadHandle, 3000);

{Libera as memórias criadas}
VirtualFreeEx(hProcess,LibFileName,0,MEM_RELEASE);
VirtualFreeEx(hProcess,ProcName,0,MEM_RELEASE);
VirtualFreeEx(hProcess,RemoteFunc,0,MEM_RELEASE);
VirtualFreeEx(hProcess,RemoteData,0,MEM_RELEASE);
end;






























3) Pondo tudo em prática

Criem uma DLL e adicionem uma rótina simples, como:
Código:
procedure Msg;
begin
MessageBox(0,'Teste','Code Injected',mb_ok);
end;
**Não esqueçam de declarar "windows" no uses

Depois exportem essa função. Digitem o seguinte abaixo de todas as eventuais rotinas que sua DLL tem:
Código:
exports
   Msg;
Compilem essa DLL com o nome 'progmaster.DLL'. Depois criem um projeto novo e coloquem um botão, além de todo o procedimento descrito acima. No onClick desse botão coloquem:
Código:
Inject('notepad.exe','C:\Projects\progmaster.DLL','Msg');
**Não se esqueçam de ao invés de "C:\Projects\progmaster.DLL", colocar o path da sua dll e de abrir o notepad antes de clicar no botão

Espero ter sido claro na explicação... Não me aprofundei muito na parte teórica pois teria que falar de assembly e ia acabar ficando ruim pra mim, vendo que eu não sou expert nessa linguagem, deixo este trabalho para quem tem mais experiência e estiver disposto!!

Um comentário:

  1. Esse site e show de bola,muito bom mesmo,continua assim,parabens.

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