Social Icons

^^

quinta-feira, 14 de abril de 2011

[Termos Hacker] Os nomes


termos hacker nomesQuem nunca ouviu uma notícia na tv, rádio, internet ou qualquer outro meio de comunicação dizendo “Hackers invadiram o sistema de um banco e desviaram dinheiro“, ou “Hackers roubaram mais de 100 contas de sites pagos em computadores infectados“? Bom, para a mídia é fácil falar, mas laaaa atrás, quando algumas pessoas resolveram optar pelo lado negro de Hacking, os amantes e criadores da cultura hacker resolveram separar o bem do mau, isso através de nomes, e é isso que vamos ver agora.

Usando um exemplo bem simples, quando um policial comete um ato ilícito, ele ainda deve ser chamado de policial? Claro que não, a partir da hora que ele comete um ato ilícito como roubar por exemplo, esse policial passa a ser um ladrão, o mesmo acontece em Hacking, se um Hacker passa a cometer crimes na Internet ele não pode ser chamado mais de Hacker e sim de Cracker, agora se esse mesmo Hacker comete um ato ilícito usando cartões de crédito, ele também não continuar sendo chamado de Hacker e sim Carder. Para ficar mais organizado e fácil de entender, vamos falar sobre cada nome:

Hacker: Individuo com amplo conhecimento em informática, que faz uso desse conhecimento para encontrar falhas e medidas de correção para essas falhas. Normalmente um Hacker atua na área de Segurança da Informação sendo um consultor de segurança ou prestando serviço para uma empresa do ramo.

Cracker: Como os Hackers, os Crackers também possuem um conhecimento avançado em informática, porem as suas atitudes são diferentes, os Crackers usam o seu conhecimento apenas para beneficio próprio ou destruição, ao invés de desenvolver medidas de correção para uma vulnerabilidade, os Crackers criam códigos para explorar essa vulnerabilidade e conseguir destruir o sistema alvo, ou conseguir algo de valor como informações pessoais, informações bancárias, senhas, etc.

Carder: O nome Carder é dado para a pessoa que utiliza informações bancárias como números de cartões de crédito, cartões de conta corrente ou poupança, ou contas em sites de movimentações bancárias, para beneficio próprio como comprar produtos, fazer transferência para contas de laranjas entre outros atos ilícitos. Uma coisa bem interessante que tem na Internet para download são geradores de cartões de crédito, alguns são até verdade, mas a maioria são arquivos maliciosos que podem prejudicar o seu computador.

Defacer: O Defacer é o individuo que utiliza a tecnica Deface para pichar sites, eles exploram vulnerabilidades através de técnicas para conseguir acesso administrativo a um site para alterar a página inicial do mesmo, por uma que ele (invasor) criou. Normalmente a página criada pelo invasor serve como um meio ilícito de protesto contra o site ou ideologia do site, e é claro nessa mesma página tem uma frase de vitória seguida do nickename do invasor. A maior parte das vulnerabilidades em sites da Internet são SQL e PHP Injection.

Phreaker: O Phreaker é o Hacker da telefonia móvel e fixa. Os Phreakers utilizam técnicas para burlar os sistemas de segurança das companhias telefônicas, normalmente para fazer ligações de graça ou conseguir créditos.

Cheater: O nome Cheater é dado as pessoas que usam cheats (códigos que burlam o sistema de um jogo), para adquirir algum privilégio no jogo online ou local, ou seja, Cheats são trapaças, logo, Cheater são os trapaceiros.

Lammer: Ao contrário do Hacker e do Cracker o Lammer não possui um bom conhecimento em informática, ele apenas procura tutoriais na Internet que ensinam a fazer invasões básicas, e quando ele consegue fazer a invasão ele se auto denomina Hacker, mas é claro, ele esta enganando apenas ele mesmo. Normalmente os Lammers não possuem uma sede de conhecimento, eles querem apenas fazer algo e pronto, se deu certo tranquilo, se não deu, vai para outra técnica, sem ao menos saber como a mesma funciona e porque não deu certo.

Noob: O Noob ou Neewbie é aquele individuo que esta iniciando (no nosso caso em Hacking) e possui uma boa sede de conhecimento, não se denomina Hacker e sabe que ainda tem muito a aprender. Normalmente os Noobs fazem perguntas bobas e iniciantes em fóruns, comunidades e sites. Caso você seja um noob não tem vergonha, todos passam por essa fase, só tome cuidado para não se tornar um Lammer.

Script Kiddie: Para entender bem o que é um script kiddie, nós podemos usar o noob como exemplo, os noobs são como aprendizes de Hacker, já os Script Kiddies são como aprendizes de Crackers. Normalmente essas pessoas utilizam técnicas que elas ainda não dominam para prejudicar computadores e também obter benefícios próprios, mas como se tratando de Crackers não há lei, a maioria dos Script Kiddies caem em armadilhas deixadas pelos Crackers e acabam sendo invadidos, ou até mesmo usados como escudo nas invasões dos Crackers, por exemplo, o Cracker invade um sistema grande usando um script kiddie como um zumbi primário, dessa forma o principal culpado das invasões será o Script Kiddie que foi invadido.

Esses são os nomes mais conhecidos. Muitas pessoas dizem que esses nomes não são precisos, que é pura bobagem e que Cracker e Hacker é tudo a mesma coisa, mas eu aposto que essas pessoas não gostariam de serem chamadas de ladrões ou bandidos sem nunca terem cometido algum delito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página