Social Icons

^^

quinta-feira, 7 de abril de 2011

compilador de C para Windows (Mingw/GCC)

Versão: Mingw 5.1.3
O Mingw (Minimalist GNU for Windows) é uma versão do GCC (GNU C Compiler) para Windows. Ele inclui alguns utilitários muito usados como o Make que é um arquivo com uma sequência de comandos para compilação de um único programa (muito útil em programas grandes que têm mais de 1 arquivo fonte).
Instalação:
- 1°: Download

Baixe o instalador do Mingw 5.1.3 através do link: http://www.progmasterdownloads.net84.net/mingw-get-inst-20110316.rar
 
- 2°: Instalação

Execute o arquivo que você acabou de baixar e clique em "Next". Na tela seguinte, selecione a opção "Download and install" para o instalador baixar os pacotes necessários para a instalação. Na tela do contrato, clique em "I Agree" e na tela seguinte selecione a opção "Current" para ele baixar os pacotes atuais. A seguir na lista dos Componentes, existem compiladores de outras linguagens (caso deseje, pode marcar) mas eu recomendo instalar apenas o "Mingw Make". Nas próximas telas, selecione a pasta aonde ele será instalado (recomendo deixar padrão) e o grupo do Menu Iniciar aonde ficarão alguns atalhos pro Mingw (praticamente não são utilizados). Após isso o programa começará a instalação.
 
 
- 3°: Configuração
Agora basta configurar o Path do Windows. Isso serve para que na hora de compilar você não precise digitar o caminho inteiro do gcc. Abra o Painel de Controle e vá em Sistema. Caso você não esteja vendo o ícone Sistema, clique na esquerda em "Alternar para modo de exibição clássico" e procure pelo ícone. Clique na aba Avançado e clique lá em baixo em Variáveis de Ambiente. Na lista de baixo, selecione a variável "Path"e clique em Editar. No campo "Valor da Variável" provavelmente tenha um monte de coisas esquisitas escritas. Mantenha-as e ao final desse campo, adicione ";C:\Mingw\bin" (sem as aspas) como demonstrado nas figuras abaixo:  
Antes:     
  Depois:      
Caso você tenha instalado o Mingw em outro diretório, basta adicionar esse diretório ao "Valor da variável" ao invés de adicionar o padrão exibido aqui. Após isso, vá clicando em Aplicar/Ok até fechar todas as janelas. Agora abra o prompt (iniciar -> executar -> digite cmd.exe e clique em ok). Agora digite o comando "gcc" (sem as aspas) e aperte enter. Se aparecer "gcc: no input files" a instalação e configuração do Mingw foi completada com sucesso! Caso não apareça, digite "c:\mingw\bin\gcc.exe"  se for exibida a mensagem "gcc: no input files", refaça o terceiro passo, se aparecer uma mensagem de comando não reconhecido, repita o processo desde o segundo passo. Caso não consiga, entre em contato comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página