Social Icons

^^

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como surgiu a Internet?

As primeiras redes

Em 1973, os engenheiros começaram a procurar maneiras de conectar a ARPANET à rede de pacotes de rádio (PRNET). Uma rede de pacotes de rádio conectava computadores por meio de transmissores e receptores de rádio. Em vez de enviar dados por linhas telefônicas, os computadores utilizavam ondas de rádio. Foram necessários três anos, então em 1976 os engenheiros conseguiram conectar as duas redes com sucesso

Tim Berners-Lee

Os técnicos conectaram o satélites Network(SATNET), uma rede de satélites, à duas outras, em 1977. O nome que deram à conexão entre múltiplas redes foi inter-networking (inter-rede), ou Internet. Outras das primeiras redes de computadores logo foram integradas ao sistema. Entre elas estavam USENET, BITNET, CSNET eNSFNET.

Em 1990, Tim Berners-Lee desenvolveu um sistema projetado para simplificar a navegação na Internet. Com o tempo, esse sistema passou a ser conhecido como World Wide Web. Não foi preciso muito tempo para que algumas pessoas começassem a identificar a Internet e a Web como uma mesma coisa. A Internet é uma interconexão mundial de redes de computadores; a World Wide Web é uma forma de navegar essa imensa rede.

Uma questão de protocolo

Cada um, dos quatro primeiros computadores da ARPANET, usava um sistema operacional. Os projetistas do sistema tiveram de desenvolver um conjunto comum de regras que a rede teria de seguir a fim de permitir que os computadores se comunicassem uns com os outros sem derrubar o sistema. Essas regras são conhecidas como protocolos. O primeiro conjunto de protocolos era conhecido como Network Control Protocol (NCP), ou protocolo de controle de rede. Em 1983, a ARPANET substituiu esse sistema pelo pacoteTransmission Control Protocol (protocolo de controle de transmissão) e Internet Protocol(protocolo de Internet), conhecidos conjuntamente como TCP/IP, e que representam as regras seguidas até hoje pela Internet.

A maior parte dos usuários iniciais da Internet eram funcionários de governos e membros das forças armadas estudantes de pós-graduação e cientistas da computação. Com o uso da World Wide Web, a Internet se tornou muito mais acessível. Faculdades e universidades logo começaram a se conectar à Internet, e empresas não demoraram a aderir. Por volta de 1994, o uso comercial da Internet já se havia concretizado.

Hoje, a Internet se tornou mais complexa do que no passado. Conecta computadores, satélites, aparelhos móveis e outros dispositivos em uma imensa rede, milhões de vezes mais intrincada do que a ARPANET original. E devemos tudo isso a uma esfera dourada que há muito tempo percorreu suas órbitas muitos quilômetros acima da superfície da terra

Domando a Internet

Diversas organizações e comitês foram formados para ajudar a fazer da Internet aquilo que ela é hoje. Eles incluem o Internet Activities Board, o Federal Research Internet Coordinating Committee e o Federal Networking Council, entre outros. Esses grupos trabalham para estabelecer regras e padrões que tornem possível a diferentes redes de computadores trabalharem juntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página