Social Icons

^^

terça-feira, 12 de abril de 2011

Antivírus para Linux


Os antivírus são programas indispensáveis nos dias de hoje, não é porque você toma cuidado com os sites que você acessa e com os arquivos que você executa, que você não precisará utilizar um antivírus, mas também não vá achando que pelo motivo de você ter um antivírus instalado em seu computador, o mesmo ficará protegido contra tudo e contra todos.

Como todos já sabem, apesar do Windows ser o sistema operacional mais utilizado no mundo, ele não é o único sistema operacional que existe (ainda bem), sendo assim, o conceito de segurança citado logo acima, também deve ser aplicado nos outros sistemas operacionais existentes, como Linux e MAC OSX, o problema é que por esses sistemas operacionais serem menos utilizados e consequentemente terem menos vírus, poucas empresas de segurança, investem esforços no desenvolvimento de antivírus para esses sistemas operacionais, a melhor prova disso é: “Me diga quantos antivírus para Windows você conhece?” agora “Quantos antivírus para Linux você conhece?“.

Um outro problema grave que ocorre entre os usuários de Linux e MAC OS, principalmente de Linux, é que eles acham que pelo fato do Linux ser um sistema potencialmente seguro, eles não precisam utilizar nenhum programa de segurança, isso é totalmente errado. O Linux vem crescendo entre os usuários domésticos e também entre os usuários empresariais, isso faz com que os hackers ecrackers comecem a dedicar mais o seu tempo na criação de vírus para essa plataforma, resumindo, conforme o sistema for mais utilizado, maior será a tendência de surgirem novos vírus, logo, o seu computador estará mais sujeito a ataques.

Como poucas pessoas conhecem antivírus para Linux, eu fiz uma lista com os antivírus mais conhecidos e utilizados, a maioria com exceção do Avast são gratuitos. Veja a lista abaixo, organizada a partir dos mais conhecidos:

Obs: Para baixar os antivírus abaixo, basta clicar sobre o nome do mesmo.

Avast! 4 Linux Servers 3.0.1

Licença: Gratuito para testar

Descrição: O avast é um dos melhores antivírus da internet, ele consegue detectar um numero consideravelmente grande de pragas e possui uma interface gráfica amigável, o que facilita na hora da interpretação e manuseio do usuário.

Clam AntiVírus 0.97 RC mais conhecido como ClamAV

Licença: Gratuito

Descrição: O ClamAV é um dos antivírus mais utilizados em ambientes Linux. Ele também consegue detectar um numero grande de pragas e também possui uma interface amigável.

AVG Anti-Vírus Free Edition 8.5.a3371

Licença: Gratuito

Descrição: O AVG é um dos antivírus mais conhecidos na Internet, ele também possui uma interface gráfica amigável e também consegue detectar um bom numero de ameaças.

Avira Antivir Personal 10.0.0.635

Licença: Gratuito

Descrição: O Avira é um dos antivírus mais utilizados em ambiente Windows e corresponde muito bem aos usuários, se ele for tão bom para Linux quanto ele é para o Windows, sem dúvida ele é uma ótima opção de antivírus.

F-Prot Antivírus 6.0.9.5

Licença: Gratuito

Descrição: Apesar de não ser tão conhecido, o F-Prot também é uma ótima opção de antivírus para Linux.

Bom, esses são os melhores antivírus para Linux, dando minha opinião pessoal, eu gosto mais doClamAV.

Volto a repetir, os antivírus são programas indispensáveis para qualquer sistema operacional, portanto não deixe de instala-lo em seu SO.

Um comentário:

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página