Social Icons

^^

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Como criar uma tela de Splash ?

Tela de splash ou de abertura é a primeira tela exibida quando o programa é executado. Sua exibição dura apenas alguns instantes.



Procedimentos a serem executados:

 File -> New -> Form (cria uma nova tela)

 File -> Save All (Salve a Unit como USplash na pasta Programas)

 Altere as propriedades da tela Form1, conforme tabela a seguir:

Name FrmSplash BorderStyle bsNone

Height 250 Position poScreenCenter

Width 400 Color clGray



 Acrescente um objeto Image à tela e altere suas propriedades:

Height

210

Top

3


Width

385

Left

3


Stretch True Picture...

HandShak.bmp




 Acrescente um objeto Label à tela e altere suas propriedades:

Font.Color clWhite Font.Size 26

Transparent True Left 45

Caption Sistema Comercial 1.0 Top 90



 Selecione, na barra de menus, a opção Project -> View Source para exibir o código fonte da aplicação.

 Procure a linha de comando Application.CreateForm(TFrmSplash, FrmSplash) e insira os comandos abaixo após a mesma :

FrmSplash.Show; //exibe a tela FrmSplash


FrmSplash.Refresh; // dá um refresh na tela

Sleep(2000); // (aguarda 02 segundos) – inclua a unit SysUtils na cláusula Uses.

FrmSplash.Release; // Elimina a tela da memória.

FrmSplash := nil; // anula a referência ao ponteiro do objeto



 Para testar a aplicação até este ponto, execute-a, teclando [F9].



Mas ah outra maneira, que é um pouco mais simples, basta você criar uma nova form com aqueles mesmos proedimentos, e coloque um timer e no evento coloque os seguintes códigos:

Form2.Destroy;

Form1.Show;

deve ser feitas modificções nos nomes dependendo do nome de seus forms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular Posts

- Arquivo -

 

Seguidores

Hora exata:

Total de visualizações de página